-
Arquitetos: Mayresse Arquitetura
- Área: 445 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Cristiano Carniel
-
Fabricantes: Andrea Feine, Arkos, Coberpool, Contemporanea Moveis, Cuccina, Donald, Elevato, Facson, Foss Iluminacao, Gramoterra, Hidrotec, Kelvin Ortiz, Luxion, Marítima Refrigeracao , Mezari Marmores e Granitos, Moschetta, Pasinato Revestimentos, Power Lume, Todeschini Nilo, Trevizzo, +1
Descrição enviada pela equipe de projeto. CASA LITORAL NORTE: a união do concreto aparente, da pedra natural e do vidro em uma residência de Praia. Localizada na praia de Xangri-la/ RS, a Casa Litoral Norte consolida-se como mais uma casa de praia assinada pela Mayresse Arquitetura. Construída em concreto aparente e com volumetria robusta, a residência de praia foi concebida para ser o reduto de verão de uma família gaúcha que já possuia uma casa no litoral de SC, mas buscava uma casa no litoral gaúcho para ser a base de convivência e veraneio dos filhos que se aproximam da adolescência.
O ponto chave da Casa Litoral Norte foi projetar uma casa de arquitetura com traços brutalistas, espaços integrados e amplos. Distribuída em dois pavimentos, logo que acessamos a casa Litoral Norte nos deparamos com uma grande área social integrada. Na sala de estar, o pé direito duplo permite a penetração de luz natural por todos os ambientes. No térreo, sala de estar, sala de jantar e gourmet integrados compõem um amplo ambiente de convivência e lazer conectados com a piscina de transbordo. No projeto arquitetônico da sala de estar, uma janela em fita posicionada acima do volume em pedra da lareira separa o volume inferior do superior (que acomoda a área íntima). O efeito desta janela em fita, é a sensação de um volume flutuando sobre o outro, a quem olha de fora. Pedra natural, concreto aparente e vidro formam a principal materialidade arquitetônica da casa que, para o fechamento das esquadrias das suítes, contou com ripados em alumínio. Estes foram eleitos como elementos para trazer privacidade e redução de manutenção a longo prazo.
Nos interiores, cortinas rolô com filtro UV e permeabilidade visual foram instaladas, proporcionando conforto térmico associado à entrada de luz natural e a privacidade dos ambientes internos. Levando ao segundo pavimento, a escada é iluminada naturalmente através de uma zenital posicionada estrategicamente sobre ela. A escada, apesar de linear, foi criada para ser uma escultura em meio à sala de estar, composta por degraus em madeira e base em pedra natural mont’blanc. A Casa Litoral Norte também possui detalhes de eficiência energética, como placas fotovoltaicas posicionadas de forma a não interferirem na arquitetura da casa, cisterna que abastece o jardim regado de forma automatizada, e vidros tecnológicos que proporcionam conforto termoacústico.